New Media And The New Center East

BusinessCanvas, que apresentamos preenchido na figura abaixo, pode ser subdividido em duas grandes dimensões, sendo a dimensão mais à direita os elementos mais subjetivos e “emocionais” e os elementos da parte esquerda os mais estruturais e lógicos. Sugere-se preencher Canvas da direita para a esquerda, pois assim é possível conhecer primeiro os anseios e desejos dos envolvidos para, em seguida, começar a defini-los de forma mais concreta.

Começamos preenchendo bloco Segmentos de Clientes (Clients Segments), buscando mapear para quem se está criando valor e quem são os potenciais clientes para os objetivos pretendidos. Exemplos de segmentos de clientes são: Consumidores da classe C, Mulheres, Idosos, Consumidores de São Paulo, and many others.

Os Recursos-Chave (Key Sources) são os recursos ligados diretamente ao funcionamento do modelo de negócio. Podem ser Equipes, Máquinas, Investimentos e Plataformas de tecnologia, por exemplo. A ilustração abaixo mostra como os nove elementos fundamentais do Canvas se comunicam. Vamos começar pela exploração da dimensão direita do Canvas.

Uma vez que já se tem uma prévia de clientes potenciais e propostas de valor, é necessário pensar em como fazer com que estes dois elementos fundamentais se encontrem. Brand, são definidos e sugeridos os Canais de Distribuição (Channels), como Entrega à domicílio, Site de conteúdo, Newsletter, Atendimento presencial, entre outros, através dos quais será possível distribuir e entregar as propostas de valor.

Business Mannequin Canvas (BMC), ou “Painel de Modelo de Negócios”, é uma ferramenta estratégica que contribui de forma significativa para a construção rápida e visual de novos produtos ou serviços. A aplicação do BMC consiste no uso de um painel dividido em nove grandes blocos , como mostra a figura abaixo, que representam os elementos fundamentais (building blocks) que compõem um modelo de negócio.

As Atividades-Chave (Key Actions) são todas as atividades sem as quais não seria possível atender as propostas de valor, construir os canais necessários e manter os relacionamentos. Podem ser atividades-chave desde Acompanhar redes sociais (uma atividade interessante para contribuir com relacionamento com os clientes) até Construir uma loja (que pode se relacionar com as propostas de valor e canais específicos).